Repórteres do Mundo

Pode o abastecimento global estar ameaçado? Tensão entre Taiwan e China está a aumentar

Loading...

Um passo em falso pode significar a guerra entre Taiwan e a China. Um conflito entre os dois lados teria custos muito elevados para o mundo inteiro.

Na versão taiwanesa de Sillicon Valley, produzem-se componentes essenciais à economia global. Os semicondutores são chips vitais para aviões, carros e computadores. Taiwan fabrica 90% dos mais avançados do mundo.

A reportagem da Sky News testemunhou a crescente preocupação que se vive em Taiwan:

“Se Taiwan não conseguir fornecer, de forma estável, os produtos ao mundo, em poucas semanas, a cadeia de abastecimento tecnológico mundial sofrerá um grande impacto. Nos últimos 20 anos nunca foi tão frequente como agora termos clientes a perguntar: ‘e se alguma coisa correr mal? Qual é o vosso plano de contingência?’”.

A tensão crescente faz com que muitos empresários queiram sair do território, que a China reclama como seu.

A perspetiva a longo prazo continua a ser incerta, mas o impacto das ameaças é muito real.

Primeiro-ministro japonês adverte que Ásia pode tornar-se “na Ucrânia de amanhã”

Ainda na semana passada, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, advertiu que "a Ásia poderá tornar-se na Ucrânia de amanhã", no final de uma visita oficial aos Estados Unidos.

O chefe do Governo nipónico indicou ter manifestado junto dos dirigentes do G7 - integrado pelos Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Canadá e Japão - o seu "forte sentimento de crise em termos de segurança para a Ásia oriental".