Repórteres do Mundo

Homens biónicos, microplásticos em casa e discoteca em vez de ginásio

Militares feridos na guerra na Ucrânia aprendem a viver com membros biónicos, festa matinal numa discoteca chegou a Colónia mas já é moda em Nova Iorque e nos Países Baixos, estudo britânico revela que mesmo dentro de casa estamos rodeados de microplásticos. Estas são algumas das reportagens que pode ver neste episódio do Repórteres do Mundo.

Loading...

Os combates na Ucrânia fizeram milhares de mortos, mas para os soldados que sobreviveram aos ferimentos há uma nova batalha a começar. A reportagem da Sky News visitou um centro médico em Kiev, capital da Ucrânia, onde os soldados feridos na guerra aprendem a viver com membros biónicos. Olesksandr Solomiany é um deles, o soldado ucraniano perdeu um braço em Bakhmut.

Budapeste celebra o Natal com um elétrico feito de Lego a circular pela cidade

Um elétrico feito de Lego vai estar em circulação na capital da Hungria até 1 de janeiro e todos são convidados a juntar mais peças a esta construção em movimento.
A reportagem da RTL KLUB foi conhecer Balázs Dóczy, responsável por este projeto e construtor oficial de Lego, que também já ergueu na primavera passada o ícone de Budapeste, a Ponte das Correntes.

Discoteca em vez de ginásio, a moda de começar o dia a dançar

A reportagem da RTL foi sondar os frequentadores de uma discoteca em Colónia que madrugaram para participar na iniciativa que os organizadores esperam que se repita noutras cidades alemãs.

Um shot de gengibre, café, croissants e fruta fresca. O menu de pequeno-almoço em Colónia, na Alemanha, é servido dentro de uma discoteca. O espaço abre às 6 da manhã e não falta música para dançar antes de ir para o trabalho.
A festa matinal que agora chegou a Colónia já é moda em Nova Iorque e nos Países Baixos. Será que vai chegar a mais países?

Sabia que pode inalar partículas de microplástico ao estender a roupa?

A reportagem da Sky News entrevistou em Londres, no Reino Unido, uma investigadora que explica como as nossas casas são locais onde os microplásticos abundam.

Se vai estender a roupa, saiba que inala sete partículas de microplástico por minuto. Segundo um estudo britânico, mesmo dentro de casa estamos rodeados de microplásticos. Dobrar a roupa ou sentar no sofá são ações que libertam nuvens de fibras invisíveis a olho nu, mas detetadas nos filtros de ar.
Os perigos em concentrações elevadas de microplásticos são conhecidos, o que os cientistas estão a estudar agora são as consequências para a saúde destas pequenas quantidades numa exposição que dura a vida toda.