Repórteres do Mundo

Cidade sem futuro? Município só tem uma criança no jardim de infância

Utsira é o município mais pequeno e mais isolado da Noruega. Com apenas 208 habitantes, enfrenta uma crise demográfica e os residentes temem que a cidade não tenha futuro.

Loading...

O jardim de infância de Utsira tem um enorme recreio, baloiços e um escorrega. As instalações parecem acabadas de estrear, mas quem visita o local sente o vazio. Quase não há gargalhadas, nem o barulho das brincadeiras das crianças.

Ao longe ouve-se apenas Emily. Aos 2 anos é a única criança inscrita no jardim de infância na ilha no Mar do Norte. Uma presença solitária que simboliza um problema profundo: o despovoamento progressivo, que coloca em risco a continuidade da comunidade. Elisabeth Fosse, a funcionária do jardim de infância de Utsira, é a companhia diária de Emily,

"É muito, muito triste. É difícil saber que ela é a única criança no jardim de infância, que está sozinha."

A ausência de outras crianças já fez a mãe de Emily ponderar sair da ilha.

"Pensar no futuro dela, em não ter ninguém com quem jogar, com quem fazer equipa ou até discutir, faz doer o coração de uma mãe."

Marte Eide Klovning é presidente da Câmara de um município que pode desaparecer. Fala de uma situação grave mas promete não desistir. Para inverter a tendência, a aposta está a ser feita em projetos de energia renovável e aquacultura.

"Dentro de alguns anos poderá ser dramático. Mas estamos positivos em relação às plataformas de energia eólica e à indústria do salmão. Há empregos. Agora é preciso atrair jovens em início de carreira e manter ativo o sistema de ensino."

As garantias do poder local não chegam para sossegar os poucos que ainda vivem em Utsira. Elisabeth Fosse emociona-se quando fala da sua terra e da importância de manter viva.

"Quero que nos vejam aqui. Não nos vejam apenas de fora e à distância, venham cá e vejam quem vive aqui, quem faz a sua vida aqui, quem experimenta tanto as vantagens como as desvantagens de tudo o que é dito e feito."