Repórteres do Mundo

Drones no primeiro socorro, a nova resposta às emergências nos Estados Unidos

Numa emergência, cada segundo conta e, por isso, o Minnesota está a implementar um novo sistema de resposta que pode diminuir os tempos de espera. Em menos de dois minutos, até antes da polícia, dos bombeiros ou dos paramédicos, há um drone a chegar a um acidente.

Loading...

Visão térmica, altifalante e até sistema de paraquedas, os novos drones dos serviços de emergência de Minnetonka permitem avaliar situações ou ajudar quem está em risco. O sistema ainda está a dar os primeiros passos mas já há muitos exemplos de sucesso.

"Quanto mais rápido chegarmos, menor o tempo de resposta e melhor o resultado. Isto aplica-se a bombeiros, polícia e serviços médicos de emergência."

Durante a fase de testes, os drones conseguiram resolver 25% das ocorrências sem necessidade de envio de agentes ao local, um número que reforça o potencial da tecnologia.

Os seis drones distribuídos por quatro bases estratégicas na cidade de Minnetonka, no Minnesota, custam 265 mil dólares por ano, o equivalente a cerca de 230 mil euros.

A autoridades garantem que o programa não tem objetivos de vigilância e prometem total transparência na utilização dos drones.