O deputado do Chega Pedro Frazão não o diz de forma direta, mas associa as imagens de um alegado imigrante a afiar uma faca de significativa dimensão aos transportes nacionais ou mesmo europeus.
“Vocês não acham inaceitável esta situação do vídeo que anda por aí a circular de um imigrante dentro de uma carruagem de um metro a afiar - com a maior falta de vergonha na cara - uma faca proibida enquanto centenas de cidadãos estão na mesma carruagem, no mesmo metro, e viajam de forma pacífica e ainda por cima a pagarem bilhete?”, começa por afirmar o deputado do Chega num vídeo em que partilha imagens de um alegado imigrante numa carruagem de metro.
Nas imagens é possível ver um homem, numa aparente carruagem de metro, a afiar uma faca da dimensão de uma faca de cozinha. Junto a este homem, nas imagens partilhadas por Pedro Frazão, não se veem outros passageiros, apenas três bancos azuis vazios.
O deputado continua: “Isto é inadmissível porque em Portugal e na Europa a legislação vê este objeto não como uma faca de cozinha, mas como uma arma branca porque está dentro de um transporte público”.
A associação entre as imagens e os transportes públicos nacionais ou europeus é feita por Pedro Frazão, mas será que este momento em concreto aconteceu em Portugal? Ou na Europa?
A história (e origem) do vídeo
Uma pesquisa reversa desmente a tese de que as imagens foram gravadas em Portugal ou sequer no continente europeu. É possível localizar a publicação mais antiga deste vídeo: 8 de agosto de 2025.
No tweet indica-se que o momento terá sido captado num autocarro do sistema de autocarros de São Francisco (SFMTA), precisamente “na manhã” em que o mesmo foi publicado. No Instagram, o vídeo também circula com a mesma informação.
Perante as imagens e alegação no X, o SFMTA questionou o utilizador sobre se o caso foi reportado e qual o autocarro em concreto onde tal terá acontecido.
Nas imagens presentes no site do SFMTA - que mostram o interior dos autocarros de São Francisco - verifica-se que os bancos do vídeo partilhado por Frazão coincidem com estes autocarros. Também não é possível determinar, exclusivamente a partir deste vídeo, que se trata de um imigrante.
A SIC pediu esclarecimentos ao sistema de transportes norte-americano procurando saber se o mesmo chegou a uma conclusão e se foram tomadas medidas em relação ao caso, mas não obteve resposta.
Também Pedro Frazão não respondeu às questões feitas pela SIC.
A SIC Verifica que é...
As imagens remontam a agosto de 2025. Numa análise ao vídeo e aos bancos do meio de transporte onde este homem se encontra, verifica-se que se trata de um dos autocarros do sistema de transportes de São Francisco, nos EUA, e não de qualquer carruagem de metro em Portugal ou na Europa.
