Notícias

Vamos falar de cancro do pulmão, cancro da próstata e melanoma?

São estes os três cancros que estarão em destaque na próxima sessão do Vamos Falar? - que ocorre amanhã, a partir das 10h, organizada Tenho Cancro. E depois?. O debate pode ser acompanhado no Facebook da SIC Notícias.

Paira entre a consciência partilhada da sociedade a ideia de que hoje são os outros, mas que amanhã poderemos ser nós a ser diagnosticados com uma doença oncológica. E esta perceção tem - como quase todos os lugares comuns - um fundo de verdade.

Basta olhar para os números: em Portugal, são diagnosticados - anualmente - cerca de 60 mil novos casos de cancro. Mesmo que ainda haja muito por descobrir sobre as neoplasias malignas, a evidência científica garante que manter uma vida saudável - em todos os aspetos do dia-a-dia - diminui a chance de aparecimento de cancro.

O cancro é uma doença democrática, pode acontecer a qualquer um, a qualquer idade, embora este último seja um factor de risco muito relevante, talvez o mais importante de todos. Conhecer os contornos de cada um dos cancros é importante para aumentar a literacia em saúde, porque mesmo que em muitos casos não se conheça a causa, é um erro deixar tudo ao acaso.

A iniciativa contará com três momentos distintos e juntará especialistas e doentes para a discussão

A iniciativa contará com três momentos distintos e juntará especialistas e doentes para a discussão

NUNO FOX

Nesse sentido, o Tenho Cancro. E depois? regressa ao facebook da SIC Notícias para a transmissão em direto do Vamos Falar, sobre a realidade portuguesa para dois dos cancros com maior incidência, em Portugal: cancro da próstata, nos homens, onde se abordará a questão da inovação, e cancro do pulmão, um dos mais comuns - e que não olha a géneros - , com uma subida de casos preocupante entre as mulheres, como mostram os dados dos últimos anos. Neste painel, irá falar-se na proibição da venda e limitação do consumo do tabaco que não foi feita no país, sendo este o principal fator de risco associado a esta doença.

A sessão terá também um momento mais explicativo sobre o melanoma (cancro da pele), que ganha pertinência dada a romaria às praias para aproveitar um Verão que se adivinha quente.

Veja, abaixo, a ficha técnica do evento.


Vamos falar?

Quem são os oradores?

  • Gabriela Sousa, diretora de Serviço de Oncologia IPO
    Coimbra
  • Liliana Violante, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de
    Medicina Nuclear (SPMN)
  • Rodrigo Ramos, diretor do Serviço de Urologia do IPO Lisboa
  • Fernanda Estevinho, médica oncologista e membro da direção da
    Pulmonale
  • Lurdes Bessa, doente com cancro do pulmão
  • Daniela Cunha, coordenadora da Unidade de Dermatologia da Fundação
    Champalimaud

Quando, a que horas e onde?

Dia 2 de julho, às 10h, no Edifício Impresa.


Onde posso assistir?

No facebook da SIC Notícias. Basta clicar AQUI.

Notícias

Mais