Os famosos Pastel de Belém e pastel de nata foram considerados os melhores bolos do mundo, de acordo com o guia Taste Atlas, numa lista com meia centena de diferentes tipos de pastelaria.
Entre os 50 melhores bolos do mundo, o primeiro classificado está reservado para o típico Pastel de Belém, com uma pontuação de 4,9 em 5. Logo a seguir, o segundo lugar também está reservado para Portugal com o pastel de nata, que tem uma classificação de 4,8.
Na lista está também presente a Bola de Berlim portuguesa, no 26.º lugar, com uma pontuação de 4.5. O guia refere-se ao bolo como um “donut recheado” e o sítio que aconselha para saborear é o famoso Zé Natário , em Viana do Castelo.
No entanto, apenas pastéis da capital é que roçam a perfeição, de acordo com o guia gastronómico de viagens Taste Atlas que, no ano passado, classificou as ameijoas à bulhão pato como o terceiro melhor prato tradicional do mundo.
O Pastel de Belém é descrito pelo guia como um bolo tradicionalmente cozinhado por monges no Mosteiro dos Jerónimos desde 1837 e que apenas os pastéis confecionados na Fábrica Pastéis de Belém - onde podemos testemunhar filas infinitas de turistas, dada a popularidade do bolo - é que se pode atribuir o nome de Pastel de Belém.
Já os restantes pastéis são de nata que ocupam o segundo lugar e cujos melhores sítios que o guia aconselha para os provar são a Manteigaria, Fábrica da Nata e a Pastelaria Aloma.
O guia deixa ainda a receita dos pastéis, mas, como bom “alfacinha” sabe, nada se iguala ao ovo e leite do país. Talvez seja aí que esteja o segredo.