Cultura

Gina Carano, da Guerra das Estrelas, processa Disney com advogados contratados por Elon Musk

Gina Carano diz-se vítima de uma "campanha de intimidação" e que as suas palavras foram "distorcidas" pela Disney para a "demonizar como uma extremista de direita". Elon Musk quer ajudar a atriz que foi despedida devido a publicações no Twitter e, por isso, contratou advogados.

Gina Carano, da Guerra das Estrelas, processa Disney com advogados contratados por Elon Musk
Richard Shotwell

Gina Carano, atriz da Guerra das Estrelas (Star Wars), processou a Disney por a empresa a ter despedida devido a publicações com conteúdo de extrema-direita, sobretudo sobre o Holocausto, a pandemia e os direitos das pessoas trans. O bilionário Elon Musk está a financiar o processo judicial.

A atriz, que era Care Dune na série "The Mandalorian" até 2021, entrou com a ação na Califórnia, Estados Unidos, alegando que foi despedida injustamente pela Disney.

"Hoje é um dia importante para mim. Apresentei uma queixa contra @lucasfilm e @Disney", escreveu Gina Carano no X, antigo Twitter, no dia 6 de fevereiro.

Num longo texto, explica que foi despedida devido, segundo a Lucasfilm, a publicações no Twitter "abomináveis e inaceitáveis" e que denegriam as pessoas.

A atriz confessa que tem sido difícil "seguir em frente" depois de tantas "mentiras e rótulos".

Diz que se sente perseguida por não estar de acordo com a "narrativa aceitável da época" e que as suas palavras foram "constantemente distorcidas" para a "demonizar como uma extremista de direita".

"Foi uma campanha de intimidação e difamação com o objetivo de silenciar, destruir e fazer de mim um exemplo", escreve, acrescentando que nunca usou linguagem agressiva, "antes pelo contrário".

Gina Carano diz que o objetivo era manter um ambiente "leve em tempos sombrios" e que, por isso, partilhou citações, fotos, memes e "ocasionalmente" usou palavras suas.

Depois de vários exemplos do que considera injusto, diz-se vítima de "discriminação sexual" e destaca que Elon Musk, atual dono do X, antigo Twitter, contratou advogados para assumirem o caso contra a Lucasfilm/Disney. Na publicação, aproveita para expressar uma "profunda gratidão" a Musk.

O fundador da Tesla e da Space X já confirmou que está a financiar o processo judicial.

Gina Carano está a pedir uma indemnização de 75 mil dólares e o regresso à série "The Mandalorian", informa a agência Reuters.