Desporto

Fernando Santos será o novo selecionador da Polónia

Fernando Santos será o novo selecionador da Polónia
JOSE SENA GOULAO

Ex-selecionador português, que já está em Varsóvia, vai ser apresentado esta terça-feira. Além de Fernando Santos, houve outro português na mira da Federação Polaca.

Fernando Santos vai ser o novo treinador da seleção polaca de futebol, após deixar o comando da seleção portuguesa. O ex-selecionador de Portugal deverá ser oficializado nas próximas horas.

A SIC apurou que o ex-técnico das "quinas" já está em Varsóvia para a apresentação, que decorre esta terça-feira, às 12:00, hora de Lisboa. Já esta segunda-feira, tem uma reunião para assinar contrato.

“A escolha não foi fácil", reconhece o presidente da Federação Polaca de Futebol, que também chegou a estar em negociações com o português Paulo Bento e o suíço Vladimir Petković.

Fernando Santos deixou o comando da seleção portuguesa, em dezembro, depois de Portugal ter sido eliminado por Marrocos nos quartos de final do Mundial.

No comando da seleção portuguesa desde outubro de 2014, deu os dois primeiros troféus internacional a nível sénior a Portugal, com a conquista do Euro 2016 e da Liga das Nações de 2019.

Foi recordista de jogos (109), vitórias (67), golos marcados (226) e longevidade na seleção portuguesa.

Em 109 jogos, Fernando Santos conseguiu 67 vitórias, 23 empates e 19 derrotas, a última das quais frente a Marrocos, por 1-0, nos quartos de final do Mundial 2022 de futebol.

Reconhecido como sócio de mérito da FPF

O ex-selecionador português Fernando Santos foi reconhecido como sócio de mérito da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), com a proposta da direção da entidade liderada por Fernando Gomes a ser aprovada por unanimidade em Assembleia Geral Extraordinária.

Portugal já tem um novo selecionador

O espanhol Roberto Martínez é o novo selecionador nacional. O técnico de 49 anos foi apresentado pelo presidente Fernando Gomes, que agradeceu o “entusiasmo e ambição com que recebeu o convide” da Federação Portuguesa de Futebol.

O técnico assinou contrato até 2026.

Nos últimos seis anos, Roberto Martínez foi selecionador da Bélgica. Deixou o cargo após a eliminação prematura no último Campeonato do Mundo, na fase de grupos.

Roberto Martínez é o terceiro treinador estrangeiro a comandar a seleção portuguesa, 40 anos depois do pioneiro brasileiro Otto Glória e 15 de Luiz Felipe Scolari.

Últimas Notícias