Ana Gomes diz que a decisão do Governo de criar uma nova série de Certificados de Aforro, permitindo que estas possam ser subscritos nos bancos, prejudica a classe média. Afirma ainda que é uma cedência aos bancos.
“Eu fiquei preocupada com a decisão do Governo, é uma decisão que arrasa a classe média. Porque é a classe média – parte dela – que pode poupar e que pode investir nos Certificados de Aforro. E esta decisão apareceu, claramente, como uma cedência aos bancos”, disse Ana Gomes, no seu habitual espaço de comentário na SIC Notícias.
A socialista sublinha que “não basta um esforçozinho, como disse o Presidente da República” e alerta que esta situação pode levar a uma “república das bananas para os bancos”.
Ana Gomes destaca ainda a importância dos cidadãos investirem em Certificados de Aforro e, dessa forma, financiar o Estado.
“A outra função dos Certificados de Aforro é financiar o Estado. E eu prefiro que o Estado se financie com os cidadãos portugueses, remunerando-os, do que ir gastas dinheiro financiando-se fora.”