Abusos na Igreja Católica

Diocese do Porto dá formação a padres sobre abusos sexuais de menores

Loading...

D. Manuel Linda diz que a iniciativa tem como principal objetivo erradicar todo o género de casos de abuso sexual.

Depois das polémicas declarações do bispo D. Manuel Linda, que desvalorizou as denúncias de abusos sexuais de menores na igreja, a Diocese do Porto está a dar formação a padres e agentes pastorais sobre esta problemática. O bispo diz agora que a Igreja quer dar um exemplo de seriedade e tem como principal objetivo erradicar todo o género de casos de abuso sexual.

É a terceira ação de formação sobre o abuso de menores. A Diocese do Porto quer dar um sinal claro para dentro da igreja, mas também para a sociedade. Na primeira fila, senta-se o bispo do Porto.

No final do ano passado, D. Manuel Linda foi criticado por ter desvalorizado as denúncias de abusos sexuais de menores. Chegou a afirmar que não eram crime público, o que o levou, mais tarde, a pedir perdão às vítimas. Agora, espera que a iniciativa possa ser útil para que se ponha a mão na consciência.

As ações de formação arrancaram há cerca de um mês e meio. Dos 300 padres da diocese do Porto, mais de 200 já participaram nestes eventos..

Últimas Notícias