Afeganistão

“Ninguém quer saber de nós”. Jovem afegã grava vídeo emotivo

Imagens foram divulgadas nas redes sociais por uma jornalista iraniana.

“Ninguém quer saber de nós”. Jovem afegã grava vídeo emotivo

Uma jovem afegã publicou nas redes sociais um vídeo emotivo onde expressa o seu desespero pela forma como considera que o mundo ignora o Afeganistão, enquanto os talibãs tomam o poder num país envolto no caos.

O vídeo da jovem, cuja identidade é desconhecida, foi publicado na sexta-feira por uma jornalista e ativista iraniana. Nele, a afegã, claramente emocionada, lamenta como “não contamos por termos nascido no Afeganistão”.

“Não consigo evitar chorar. Ninguém quer saber de nós. Morreremos lentamente na história”, afirma.

TALIBÃS CONTROLAM QUASE 100% DO TERRITÓRIO

Os talibãs tomaram o controlo de Cabul no domingo, depois de terem entrado na capital sem encontrar resistência, com quase todas as províncias debaixo do seu domínio. Os talibãs controlam neste momento quase 100% do território. Há uma debandada das embaixadas ocidentais e uma corrida aos bancos.

Um porta-voz do movimento islâmico radical, que governou no Afeganistão entre 1996 e 2001, disse à televisão pública britânica BBC que os talibãs pretendem assumir o poder no Afeganistão "nos próximos dias", através de uma "transição pacífica", 20 anos após terem sido derrubados por uma coligação liderada pelos Estados Unidos, pela sua recusa em entregar o líder da Al-Qaida, Usama bin Laden, após os atentados de 11 de setembro de 2001.

TALIBÃS TOMAM O PODER NO AFEGANISTÃO. ACOMPANHE AQUI AO MINUTO

Veja também: