Afeganistão

Governo está a trabalhar "intensamente" para acolher refugiados oriundos do Afeganistão

União Europeia compromete-se a receber entre 380 e 400 refugiados afegãos.

Loading...

Ministro da Defesa garante que o Governo está a trabalhar "intensamente" para acolher refugiados afegãos e outros estrangeiros residentes no Afeganistão.

"Há um trabalho intenso, coordenado neste momento pela senhora ministra do Estado e da Presidência, que envolve o Ministério da Defesa, naturalmente, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Ministério da Administração Interna e o próprio Ministério da Presidência, que têm todos responsabilidades diversas no que toca à retirada de estrangeiros e afegãos do país e sua receção em Portugal", garantiu Gomes Cravinho.

A União Europeia compromete-se a receber entre 380 e 400 refugiados afegãos e Portugal será um dos destinos, confirma João Gomes Cravinho.

Por enquanto, ainda não estão definidos todos os detalhes sobre este acolhimento, mas estes cidadãos podem chegar ainda este mês.

O ministro da Defesa adiantou que Portugal está em contacto com a NATO, a União Europeia e as Nações Unidas "para dar a sua colaboração e naturalmente receberá pessoas em casa um desses quadros".

Durante uma visita em Almada, Gomes Cravinho defendeu o trabalho realizado pela comunidade internacional nos últimos 20 anos e revela quais as linhas vermelhas na relação com os talibãs.

O primeiro grupo de afegãos já chegou a Espanha na madrugada desta quinta-feira. As cinco famílias vão ser acolhidas pela Dinamarca, Alemanha, Polónio e Letónia.

Veja também: