Cimeira do Clima

COP26 inacessível para ministra israelita em cadeira de rodas

Governo britânico já pediu desculpa pelo incidente.

COP26 inacessível para ministra israelita em cadeira de rodas
Maya Alleruzzo / AP

A ministra da Energia de Israel não pôde participar na cimeira COP26 das Nações Unidas em Glasgow na segunda-feira porque o transporte que lhe foi oferecido não era acessível a cadeiras de rodas.

Karine Elharrar disse ao Canal 12 de Israel que não conseguiu chegar ao local da conferência porque as únicas opções que tinha para lá chegar a partir da área de reunião onde se encontrava eram caminhar ou embarcar num autocarro que não estava preparado para cadeiras de rodas.

"Vim para a COP26 para encontrar os meus homólgos de todo o mundo e avançar na nossa luta conjunta contra a crise climática", escreveu Elharrar no Twitter. “É triste que a Organização das Nações Unidas, que promove a acessibilidade para pessoas com deficiência, em 2021 não se preocupe com a acessibilidade nos seus próprios eventos”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita repreendeu os organizadores da conferência dizendo:

"É impossível preocuparmo-nos com o futuro, o clima e as pessoas se não cuidarmos primeiro dos seres humanos, da acessibilidade e das deficiências".

O embaixador britânico em Israel, Neil Wigan, pediu desculpas pelo incidente.

"Estou perturbado em saber que Karine Elharrar não pôde comparecer às reuniões na COP26. Peço desculpas profunda e sinceramente à ministra. Queremos uma Cimeira da COP acolhedora e inclusiva para todos", disse Wigan no Twitter.

Governo britânico pede desculpa pelo incidente

Mais tarde, o ministro britânico do Ambiente, George Eustice, disse que o incidente foi "profundamente lamentável".

E apresentou as desculpa do Governo britânicos a Elharrar - que tem distrofia muscular.