A cimeira do clima concentra-se esta sexta-feira no papel dos jovens no combate às alterações climáticas e milhares se concentraram nas ruas de Glasgow.
Cerca de 10.000 jovens saíram à rua nesta sexta-feira para reclamarem respostas urgentes. Querem mais ações e menos promessas no combate às alterações climáticas e à emissão de gases poluentes.
O presidente da COP26 já apelou aos decisores mundiais para que oiçam os mais novos e que contemplem efetivamente o seu futuro nas medidas que tomarem. No recinto, há ativistas céticos.
"Parece um concurso de popularidade", considera a ativista Isabelle Axelsson.
O ceticismo acresce devido à forma como a COP26 está a ser organizada. Os líderes mundiais deslocaram-se de avião e as delegações recorrem a carros particulares altamente poluentes.
O papel da juventude marca o dia focado no impacto das alterações climáticas nos oceanos, com a participação do ministro do mar português.
O aquecimento da água e o aumento dos níveis de CO2 estão a tornar os oceanos mais ácidos, com riscos cada vez maiores para as espécies.
No protesto marcado para sábado, estão previstas entre 50.000 e 80.000 pessoas.
GRETA ABANDONA CONFERÊNCIA EM PROTESTO
Na quinta-feira, a líder do movimento "Fridays for Future", Greta Thunberg, abandonou um encontro com outros protagonistas acusando-os de estarem a "lavar a imagem dos principais poluidores mundiais" ("Greenwashing").
Greta Thunberg participava num evento com Mark Carney, enviado das Nações Unidas para o Clima, que também é representante de grandes petrolíferas para os novos mercados de carbono.
VEJA TAMBÉM:
- A SIC em Glasgow
- COP26: oceanos são cruciais no combate às alterações climáticas, mas proteção está em segundo plano
- "Chega de blá blá blá": jovens nas ruas de Glasgow pelo clima
- Análise COP26: de exploradores a jardineiros
- COP26: ministro do Mar participa no debate sobre áreas marinhas protegidas e oceanos
- COP26: Indonésia considera "injusto" acordo para pôr fim à desflorestação até 2030
- Cimeira do Clima: Escócia tenta evitar confrontos violentos
- COP26: 40 países formam aliança internacional para reduzir dependência do carvão