Consulta aberta

A bipolaridade não é um estado de espírito

Já ouviu alguém dizer que o tempo está bipolar? Ou chamar maníaco a um colega demasiado entusiasmado com um novo projeto? Usamos estes termos levianamente, sem saber o que é realmente a perturbação bipolar ou um episódio maníaco, por isso a Consulta Aberta é sobre isso mesmo.

Loading...

A bipolaridade não é um estado de espírito e também não é um adjetivo para o tempo ou para a opinião de um político de quem não gosta. É uma perturbação que afeta cerca de 1% da população e é caracterizada por variações acentuadas no humor. Para cumprir o diagnóstico é necessário verificar a alternância entre pelo menos um episódio maníaco ou hipomaníaco, e episódios com critérios de depressão major.

O episódio maníaco define-se como um período de alteração do humor persistente, com um aumento de energia, atividade e/ou irritabilidade significativa.

Estes episódios de euforia ou energia inesgotável vão muito para além do típico entusiasmo, associando-se a sintomas como, diminuição da necessidade de dormir, autoestima aumentada ou sensação de grandiosidade, fuga de ideias, agitação psicomotora, entre outros.

Assista ao vídeo da Consulta Aberta para saber quais são os vários níveis de doença bipolar e como identificar um episódio maníaco.

O mais importante é que saiba reconhecer sinais sugestivos e pedir ajuda, porque quanto mais cedo for tratada, melhor o seu prognóstico. Se é alguém que lida com esta doença de perto, saiba que também pode pedir ajuda e tirar as suas dúvidas perto de um profissional de saúde.