Consulta aberta

O simples barulho de um e-mail pode provocar um ataque de pânico

Um terço das pessoas terão um ataque de pânico em alguma fase da vida. Pode ser provocado por uma situação de risco ou apenas por uma mensagem de trabalho. A sensação do coração a acelerar pode ser tão intensa que leva muita gente às urgências.

Loading...

Como o primeiro passo para prevenir um ataque de pânico é compreendê-lo, vou tentar explicar do que se trata no Consulta Aberta desta semana.

Um ataque de pânico consiste num episódio de medo ou desconforto intenso que começa abruptamente e ocorre de um estado de calma para um estado de ansiedade. Habitualmente os sinais e sintomas atingem o seu pico depois de alguns minutos e vão desvanecendo na hora seguinte.

Na verdade o próprio ataque de pânico é um sintoma e não propriamente uma doença que se diagnostique.

Para perceber o que acontece num ataque de pânico podemos imaginar que enquanto está sentado a ver este artigo, se apercebe que acabou de entrar um leão na sua sala. O seu corpo, inteligente, pensa: está aqui um leão, estou em perigo. E das duas uma, ou se prepara para lutar contra o leão, ou para fugir antes de ser atacado.

Agora imagine que enquanto come a sua torrada de manhã, o simples barulho de um email ou uma mensagem de trabalho, é capaz de despoletar exatamente a mesma reação.

Nem sempre é fácil falar sobre o assunto mas só depende de nós torná-lo mais leve e garantir que ninguém se sente sozinho.

Veja o vídeo para saber mais sobre ataques de pânico e consulte o especial Saúde Mental.