O primeiro e mais partilhado vem na altura certa. Porque é sobre constipações e explico como não é propriamente o frio que deixa o seu filho constipado mas sim os vírus. E por isso na verdade não é por sair a rua de cabelo molhado que a probabilidade de ficar doente vai ser maior, aliás até é mais provável que isso aconteça bem agasalhado e com o cabelo seco, se estiver no meio de um centro comercial cheio de pessoas a tossir e a espirrar.
“Não saias à rua de cabelo molhado porque te constipas”: quantas vezes já ouviu esta frase?
O segundo mito é para a estação do ano oposta. Afinal, podemos ou não ir à água depois de comer? Na maioria das vezes sim, podemos, e não vai ter uma paragem de digestão só porque decidiu ir tomar um banho depois de ter jantado uma bolonhesa de lentilhas.
Claro que deve ter alguns cuidados, especialmente depois de uma refeição mais pesada, mas à partida pode perfeitamente dar um mergulho depois de comer a sandes mista que levou para a praia.
Costuma esperar 3 horas para fazer a digestão antes de ir à água?
Em 3º lugar não temos um mito mas sim o burnout. Uma síndrome associada ao trabalho cada vez mais prevalente. Falta de energia, tristeza, desmotivação, baixa produtividade, sensação de perda de propósito no trabalho, todos estes podem ser sinais de que alguma coisa não está a correr bem.
E, apesar de não ser considerada uma doença, é interessante pensar qual seria o impacto de declarar o burnout como doença profissional. Se a entidade patronal for responsável pelo bem estar dos seus trabalhadores, será que tenta garantir que as condições são adequadas?
Horários justos e flexíveis, alocação de tarefas que motivem quem as faz e promoção de saúde no local de trabalho? Talvez.
Segredos para prevenir e ultrapassar o burnout
O quarto mito é para quem diz que só consome coisas naturais e por isso gasta mais 30 euros nos produtos que dizem não ter químicos.
Porque tudo é químico, o ar é químico, a água é química, e o jantar de natal ou de ano novo que comeu tinha também muito químicos. Aliás, natural nem é um conceito bem definido, há suplementos de ervanárias que podem ter mais riscos e efeitos adversos que um medicamento sintetizado em laboratório e aprovado pelo infarmed.
Produtos naturais são melhores do que os químicos?
E por fim, um mito sobre o qual não foi fácil escrever mas que percebi que é uma dúvida comum. Posso sentar-me numa casa de banho pública ou vou ficar com uma infecção urinária? É pouco provável que o agente infeccioso suba da sua coxa até aos genitais e provoque uma infecção urinária ou uma doença sexualmente transmissível.
Claro que ninguém se quer sentar numa superfície que não esteja higienizada, mas se estiver aparentemente limpa, pode sentar-se e não precisa de ir ao médico fazer rastreios a seguir.
Sentar-se numa sanita pública pode provocar uma infeção urinária?
Agora só tenho a agradecer este último ano de mitos na área da saúde e espero que continue a acompanhar esta rúbrica semanal e que participe com sugestões se sentir que alguma dúvida ainda não foi abordada.
Na Consulta Aberta, a médica Margarida Graça Santos dá dicas, conselhos e esclarece mitos da saúde. À segunda-feira no site da SIC Notícias. Tem dúvidas sobre um tema e gostava de sugerir uma Consulta Aberta? Envie e-mail para omeutestemunho@sic.impresa.pt