Coronavírus

Autoridades japonesas confirmam que português tem uma infeção por coronavírus

Avança fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Especial Coronavírus

As autoridade japonesas confirmaram hoje que o português Adriano Maranhão, canalizador no navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao coronavírus Covid-19, revelou o Ministério dos Negócios Estrangeiros numa nota enviada à agência Lusa.

"Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa deu teste positivo. A família está informada, assim como o próprio".

De acordo com a mesma fonte, o ministério está a "insistir junto das autoridades locais para que se proceda à sua transferência para o hospital de referência", no Japão.

O português ainda não saiu do navio de cruzeiro atracado em Yokohama, no Japão, nem acredita que o faça hoje.

Esta manhã, em declarações à SIC, Adriano Maranhão explicou que os hospitais locais estão lotados e que as autoridades japonesas estão à procura de uma solução.

Adriano Maranhão, de 41 anos, natural da Nazaré e que faz parte da tripulação do Diamond Princess, não acredita que a saída da embarcação aconteça hoje.

Está isolado na cabine desde que uma análise à saliva confirmou a infeção, mas para já não apresenta sintomas da doença.

O navio está em quarentena desde o início do mês e pelo menos 623 pessoas a bordo já foram diagnosticadas com o Covid -9, três morreram.

Veja também:

  • DGS admite cordão sanitário no Porto. EUA ultrapassam as 3 mil mortes

    Coronavírus

    A Direção-Geral da Saúde defende que poderá ser necessária a imposição de um cordão sanitário no Porto. A Câmara Municipal está contra a medida e o autarca Rui Moreira diz mesmo que deixa de reconhecer autoridade à diretora-geral da Saúde, caso o cordão avance. Nos Estados Unidos, o número de mortes ultrapassou a barreira dos 3 mil. Há ainda mais de 163 mil infetados. Portugal regista 140 mortes e 6.408 casos de Covid-19. Siga aqui ao minuto as últimas informações sobre a pandemia.

    Direto

    SIC Notícias