Coronavírus

Lar com 46 utentes evacuado para desinfeção em Torres Novas

Três utentes infetados com coronavírus.

Os utentes de um lar de idosos na freguesia de Pedrógão, concelho de Torres Novas, foram esta retirados para desinfeção das instalações, porque três dos 46 utentes estão infetados com o novo coronavírus, confirmou o presidente daquele município.

"Houve três utentes com teste positivo" para o SARS-CoV-2, disse à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, acrescentando que os restantes 43 utentes, assim como os funcionários, também fizeram testes à presença do novo coronavírus e "deu tudo negativo".

Dois dos utentes contagiados pela doença covid-19 foram transferidos para o Hospital de Abrantes e o terceiro para o de Torres Novas - ambos pertencem ao Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).

Os utentes vão pernoitar no Palácio dos Desportos, em Torres Novas, distrito de Santarém, "que está preparado para o efeito", enquanto o lar é desinfetado, explicou o autarca.

O presidente da Câmara de Torres Novas prevê que estes 43 idosos possam regressar ao lar durante a tarde de sábado.Questionado sobre se os utentes e funcionários cujos resultados do teste à presença do SARS-Cov-2 vão repetir os testes, Pedro Ferreira disse que essa decisão é competência da delegada de saúde, mas adiantou que "haverá uma visita técnica da parte da Segurança Social e [das autoridades] de saúde" para fazer a "orientação para os próximos dias".

  • O planeta em que todos vivemos

    Futuro Hoje

    O Planeta Lourenço terá que ser ainda mais simples e eficaz na mensagem. É um risco. Frequentemente, quando me mostram aparelhos ou programas as coisas falham, é o que chamo de síndrome da demonstração. Mas isto acontece na vida real, é assim que vamos fazer.

    Opinião

    Lourenço Medeiros