Coronavírus

Covid-19. As fases de uma vacina até ser distribuída

Covid-19. As fases de uma vacina até ser distribuída

São muitos os países e empresas em competição.

Especial Coronavírus

Na corrida à tão desejada vacina contra a Covid-19, há vários países e empresas em competição. Uma competição que começa na pesquisa que identifica propostas de vacinas e termina na distribuição pela população com o objetivo de atingir a imunidade de grupo.

Mas pelo meio, são várias as fases do processo.

Portugal já manifestou interesse em comprar doses de uma vacina, mas apenas quando estiver disponível

A ministra da Saúde diz que é "ainda prematuro ter mais do que expectativas" sobre o sucesso da vacina. Mas acrescenta que o Governo já assinalou o interesse em adquirir quantidades adequadas para a vacinação.

Esta declarações de Marta Temido surgem no dia em que o Governo britânico anunciou ter comprado 90 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, ainda em desenvolvimento na Alemanha e França.

Vacina de Oxford desencadeia resposta imune e produz anticorpos que podem combater o coronavírus

Os dados mais recentes divulgados sobre a vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida pela Universidade de Oxford, são promissores.

Apesar de ainda ser cedo para se conhecer a real eficácia da vacina, os primeiros resultados indicam que parece segura, desencadeia uma resposta imune e produz anti-corpos que podem combater o vírus.

Os testes à vacina começaram no início de abril, em cerca de mil voluntários, entre os 18 e os 55 anos.

"Estamos a observar uma boa resposta imunológica em quase todas as pessoas. O que essa vacina faz particularmente bem é acionar as duas vias do sistema imunológico", disse Adrian Hill, diretor do Instituto Jenner da Universidade de Oxford, em comunicado.