Coronavírus

Obrigatoriedade de usar máscara na rua? "Tudo é uma possibilidade na indefinição de uma pandemia"

Entrevista SIC Notícias

Rita Rogado

Rita Rogado

Jornalista

Em entrevista à SIC Notícias, António Lacerda Sales disse que a decisão vai depender da evolução da pandemia. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde também não descartou a hipótese de confinamentos locais. No entanto, afirmou que neste momento as medidas não estão previstas.

Especial Coronavírus

O Governo admite vir a avançar para legislação específica que obrigue ao uso de máscara na rua.

Em entrevista à SIC Notícias, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde fez depender a decisão da evolução epidemiológica, à semelhança do eventuais confinamentos locais.

"Não está preconizado neste momento, mas não consigo vaticinar aquilo que será a evolução epidemiológica". "Tudo é uma possibilidade na incerteza, na indefinição de uma pandemia", afirmou ainda.

António Lacerda Sales disse também que o Governo pode vir a ponderar um confinamento localizado, à semalhança do que acontece na região de Madrid, em Espanha. No entanto, realçou que não está previsto neste momento.

No dia em que Portugal voltou a ter mais de 800 novos casos em 24 horas, o secretário Estado voltou a dizer aquilo que as autoridades de saúde têm dito:

"Temos que preparar o pior e esperar o melhor". E afirmou que as designações de segunda vaga são "muito subjetivas", comparando com o exemplo Espanhol, em que "há uma onda, um aplanamento e depois uma segunda onda praticamente simétrica".

Veja também: