Coronavírus

Cristiano Ronaldo testa positivo à Covid-19

MÁRIO CRUZ

Vai falhar jogo com a Suécia.

Especial Coronavírus

Cristiano Ronaldo testou positivo à Covid-19, informou esta terça-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Numa nota publicada no site oficial, a FPF explica que Ronaldo "(...) foi dispensado dos trabalhos da Seleção Nacional após teste positivo para COVID-19, pelo que não defrontará a Suécia".

A Federação revela também que o jogador "(...) está bem, sem sintomas e em isolamento" e garante que "(...) os restantes jogadores realizaram novos testes esta terça-feira de manhã, todos com resultado negativo".

Durante a tarde, a FPF divulgou nas redes sociais várias imagens do treino da Seleção Nacional, entre as quais se incluem três de Cristiano Ronaldo.

DIOGO PINTO / HANDOUT

DIOGO PINTO / HANDOUT

Ronaldo foi titular no duelo do passado domingo, frente à França, que terminou com um empate sem golos.

O teste positivo de Ronaldo terá sido a razão para o adiamento do treino e da conferência de imprensa, anunciado esta manhã pela FPF.

Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador da Seleção Nacional a testar positivo à Covid-19, depois do defesa central José Fonte e do guarda-redes Anthony Lopes.

Gonzalo Fuentes

Esta segunda-feira, o avançado partilhou, na rede social Instagram, uma fotografia com os colegas de Seleção, durante uma refeição:

Instagram

Portugal e França seguem no topo no Grupo 3 da Liga das Nações, com sete pontos, embora a formação lusa tenha para já vantagem na diferença de golos, enquanto a Croácia é terceira, com três pontos, e a Suécia segue em último, sem nenhum ponto.

COMO FICA O JOGO COM A SUÉCIA?

Jorge Batista, comentador desportivo da SIC, considera que Ronaldo será uma ausência "tremenda" para a seleção portuguesa.

O comentador não vê razões para o jogo não se realizar, visto que todos os outros jogadores testaram negativo.

Ronaldo tem de testar negativo até dia 21 para jogar frente ao Barcelona

Em Itália, há muito interesse em informação proveniente de Portugal, principalmente sobre qual a duração do confinamento que Cristiano Ronaldo terá de cumprir. Isto porque a Juventus tem, dia 28, jogo com o FC Barcelona.

A correspondente da SIC em Itália, Claúdia Garcia, explica que uma das questões mais abordadas pelos media italianos é o protocolo da UEFA, que diz que para Ronaldo poder jogar frente ao Barcelona tem de apresentar um teste negativo, no máximo, até dia 21.

AS REAÇÕES DA MÃE E DA NAMORADA

A namorada do internacional português partilhou no Instagram uma imagem captada durante uma videochamada com Cristiano Ronaldo, acompanhada da frase "You are my inspiration" (em português, "És a minha inspiração"):

Dolores Aveiro recorreu à mesma rede social para deixar uma mensagem de apoio ao filho.

"Ronaldo? Podem surgir mais casos na seleção"

Rui Santos diz que depois de Cristiano Ronaldo ter testado positivo para a Covid-19, podem surgir mais casos positivos no grupo da seleção nacional.

"Seleção portuguesa está a enfrentar um surto"

A análise de Tiago Correia, professor de Saúde Pública Internacional do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa.

"HOUVE UMA MEIA SURPRESA"

Joaquim Rita, comentador da SIC Notícias, considera que “houve uma meia surpresa”.

“Havia uma indicação de que um jogador da seleção poderia estar infetado e é essa a razão que levou a um adiamento quer da conferência de imprensa, quer do treino da manhã”, disse o comentador à Edição da Tarde.

Sem sintomas da doença, o capitão da seleção nacional está a cumprir isolamento. Os restantes jogadores e staff foram também testados, tendo todos eles recebido resultados negativos.

“A dúvida que se coloca é onde e em que circunstâncias é que o jogador pode ter sido afetado. Esse é o problema com o qual nesta altura se debate o departamento médico da seleção”, acrescenta o comentador.