Coronavírus

Casos de Covid-19 por 100 mil habitantes quase duplicaram nos últimos 14 dias em Portugal

(Arquivo)

Rafael Marchante / Reuters

Dados do Centro Europeu de Controlo de Doenças.

Portugal tem agora mais casos de covid-19 por cada 100 mil habitantes do que países como os Países Baixos, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos ou Alemanha

Segundo os dados do Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças, nas últimas 2 semanas de outubro, Portugal registava uma média de 323 novos casos confirmados por cada 100 mil habitantes. Já nos últimos 14 dias, esse valor quase duplicou: 620 novos casos por cada 100 mil habitantes.

ECDC

Contágio não baixou nos concelhos sob mais restrições

O contágio não baixou nos concelhos fechados há mais tempo. Segundo o Expresso, os primeiros três concelhos do país a serem sujeitos a restrições mais duras para conter a pandemia não registaram uma quebra evidente nos contágios e o número de novas infeções continuou a aumentar nas últimas três semanas.

Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras serviram como uma espécie de balão de ensaio aos outros 118 municípios que entraram em “semi-confinamento” há já três semanas, mas as restrições mais duras não parecem estar a ter repercussões no número de novos casos de Covid-19 nestes municípios do norte do país.

Segundo os últimos relatórios da ARS Norte, a incidência da doença em Paços de Ferreira por exemplo está agora sete vezes acima da média nacional. Passou de 3 mil novos casos por 100 mil habitantes para cerca de 4 mil, após ser instituído o dever cívico de permanência no domicílio.

Já só há 84 camas livres nos cuidados intensivos em Portugal



O jornal Expresso escreve hoje que a pressão está a aumentar e que as vagas estão as ser abertas ao dia.

O semanário revela ainda que oito hospitais do Norte e da região de Lisboa estão já no limite da capacidade.

Ao início da manhã de ontem havia 356 camas ocupadas de um total de 440 destinadas a doentes covid. Esta semana o recorde de 391 internados foi registado duas vezes.

"Todos os hospitais estão sob pressão". Governo admite estar preocupado

Portugal com 3.181 mortes e 198.011 casos de Covid-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou no boletim diário desta quinta-feira que há mais 78 mortes e 5839 novos casos de Covid-19 em Portugal, sendo este o segundo pior dia em número de mortes e novos casos no país.

No total, Portugal regista 3181 vítimas mortais e 198.011 infetados pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas estão menos 8 doentes internados nas Unidades de Cuidados Intensivos, totalizando 383. Em relação aos internamentos em enfermaria estão 2794 pessoas internadas, mais 9 do que na quarta-feira.

A DGS revela que estão ativos 81.141 casos de infeção, mais 2425 do que na quarta-feira. Foram dados como recuperadas mais 3336 pessoas, totalizando 113.689 desde o início da pandemia.

Mais de 1.28 mortos em mais de 52,1 milhões de casos de Covid-19 no mundo

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.285.160 mortos em mais de 52,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Links úteis

Mapa com os casos a nível global

  • A árdua experiência com a sustentabilidade 

    Mundo

    E se alguém lhe dissesse que passaria a viver num quarto, com eletricidade apenas para pequenos utensílios domésticos, sem aquecimento central, ar condicionado ou água quente. Teria apenas três conjuntos de roupa, sem máquina de lavar ou secar, faria dieta local sem produtos de origem animal e não andaria de automóvel nem de avião?

    Opinião

    João Abegão