Coronavírus

Casos de Covid-19 por 100 mil habitantes quase duplicaram nos últimos 14 dias em Portugal

Rafael Marchante / Reuters

Dados do Centro Europeu de Controlo de Doenças.

Especial Coronavírus

Portugal tem agora mais casos de covid-19 por cada 100 mil habitantes do que países como os Países Baixos, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos ou Alemanha

Segundo os dados do Centro Europeu para o Controlo e Prevenção de Doenças, nas últimas 2 semanas de outubro, Portugal registava uma média de 323 novos casos confirmados por cada 100 mil habitantes. Já nos últimos 14 dias, esse valor quase duplicou: 620 novos casos por cada 100 mil habitantes.

ECDC

Contágio não baixou nos concelhos sob mais restrições

O contágio não baixou nos concelhos fechados há mais tempo. Segundo o Expresso, os primeiros três concelhos do país a serem sujeitos a restrições mais duras para conter a pandemia não registaram uma quebra evidente nos contágios e o número de novas infeções continuou a aumentar nas últimas três semanas.

Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras serviram como uma espécie de balão de ensaio aos outros 118 municípios que entraram em “semi-confinamento” há já três semanas, mas as restrições mais duras não parecem estar a ter repercussões no número de novos casos de Covid-19 nestes municípios do norte do país.

Segundo os últimos relatórios da ARS Norte, a incidência da doença em Paços de Ferreira por exemplo está agora sete vezes acima da média nacional. Passou de 3 mil novos casos por 100 mil habitantes para cerca de 4 mil, após ser instituído o dever cívico de permanência no domicílio.

Já só há 84 camas livres nos cuidados intensivos em Portugal



O jornal Expresso escreve hoje que a pressão está a aumentar e que as vagas estão as ser abertas ao dia.

O semanário revela ainda que oito hospitais do Norte e da região de Lisboa estão já no limite da capacidade.

Ao início da manhã de ontem havia 356 camas ocupadas de um total de 440 destinadas a doentes covid. Esta semana o recorde de 391 internados foi registado duas vezes.

"Todos os hospitais estão sob pressão". Governo admite estar preocupado

Portugal com 3.181 mortes e 198.011 casos de Covid-19

A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou no boletim diário desta quinta-feira que há mais 78 mortes e 5839 novos casos de Covid-19 em Portugal, sendo este o segundo pior dia em número de mortes e novos casos no país.

No total, Portugal regista 3181 vítimas mortais e 198.011 infetados pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas estão menos 8 doentes internados nas Unidades de Cuidados Intensivos, totalizando 383. Em relação aos internamentos em enfermaria estão 2794 pessoas internadas, mais 9 do que na quarta-feira.

A DGS revela que estão ativos 81.141 casos de infeção, mais 2425 do que na quarta-feira. Foram dados como recuperadas mais 3336 pessoas, totalizando 113.689 desde o início da pandemia.

Mais de 1.28 mortos em mais de 52,1 milhões de casos de Covid-19 no mundo

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.285.160 mortos em mais de 52,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Links úteis

Mapa com os casos a nível global