Coronavírus

Covid-19. Marcelo fala com rei de Espanha sobre os dois países e as vacinas

Conselho de Ministros espanhol aprovou o Plano de Vacinação Covid-19, que estabelece que os profissionais de saúde e os residentes dos lares e centros com pessoas dependentes receberão as primeiras doses da vacina.

Covid-19. Marcelo fala com rei de Espanha sobre os dois países e as vacinas
PAULO CUNHA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, falou esta terça-feira ao telefone com o rei de Espanha, Felipe VI, sobre a situação da covid-19 nos dois países ibéricos e inteirou-se do plano de vacinação espanhol.

Esta informação consta de uma nota divulgada no portal da Presidência da República na Internet, na qual se lê que Marcelo Rebelo de Sousa "conversou, esta tarde ao telefone, com o rei Felipe VI de Espanha" sobre a pandemia de covid-19.

De acordo com a mesma nota, os dois chefes de Estado abordaram a situação epidemiológica em Portugal e em Espanha "e as respostas que têm sido dadas" em cada um dos países.

Segundo a Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa "inteirou-se também do plano de vacinação hoje aprovado em Espanha, das suas prioridades e ritmo de implementação", e "informou o soberano espanhol das medidas e perspetivas em Portugal".

O Conselho de Ministros espanhol aprovou esta terça-feira o Plano de Vacinação Covid-19, que estabelece que o pessoal de saúde e os residentes dos lares e centros com pessoas dependentes receberão as primeiras doses da vacina, que se prevê que cheguem a partir de janeiro de 2021.

Este plano foi apresentado em conferência de imprensa pelo ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa.

ESPANHA DESCARTA OBRIGATORIEDADE DA VACINA CONTRA A COVID-19

O Governo espanhol descarta a obrigatoriedade da vacina contra a covid-19. De acordo com a lei espanhola, toda a vacinação é voluntária no país, com algumas exceções, como a de uma pandemia.

O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou no domingo que a população deverá começar a ser vacinada em janeiro e espera vacinar grande parte da população em apenas seis meses.

De acordo com as explicações do líder do Governo, que falou à comunicação social após a reunião virtual do G20, o plano de vacinação espanhol assenta em cinco eixos de atuação, dos quais sobressaem a definição de 13.000 pontos de vacinação e uma estratégia nacional única, desenvolvida por um grupo multidisciplinar de peritos.

"Todos os anos, 10 milhões de pessoas são vacinadas em Espanha contra a gripe. Por conseguinte, considera-se que o Sistema Nacional de Saúde está preparado para atingir este objetivo. Um exemplo: este ano, em oito semanas, 14 milhões de pessoas foram vacinadas", referiu Sánchez, assegurando que os grupos considerados prioritários vão ter acesso à vacina.

Veja também: