O Presidente da República considera que é "uma ideia tonta" a proposta que não dá prioridade a pessoas com mais de 75 anos no acesso à vacina contra a Covid-19. O primeiro-ministro também já avisou que não aceita esse critério.
O parecer tem como base critérios técnicos que não podem, para o primeiro-ministro, ser aceites pelos responsáveis políticos. António Costa diz, no Twitter, que não é admissível desistir de proteger a vida em função da idade e que as vidas não têm prazo de validade.
"Há critérios técnicos que nunca poderão ser aceites pelos responsáveis políticos. Não é admissível desistir de proteger a vida em função da idade. As vidas não têm prazo de validade", escreveu.
Já o presidente do PSD, Rui Rio, lembra que as vacinas não são para todos e que, por isso, o plano nunca será consensual.
O parecer ainda provisório está assinado pelos especialistas da comissão de vacinação para a Covid-19. O plano final vai sempre partir do Governo e será dado a conhecer ao Presidente da República antes de entrar em ação.