No Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, na Covilhã, estão 118 doentes internados e a unidade de cuidados intensivos volta a estar perto de atingir o limite da capacidade.
A autarquia está a preparar um hospital de retaguarda nas instalações do Seminário do Verbo Divino, na freguesia do Tortosendo, para acolher os utentes que, embora tenham alta clínica, precisam de cuidados e não tenham condições para recuperar em casa.
A unidade está quase pronta com 30 camas disponíveis em quartos com casa de banho privativa, mas há dificuldades no recrutamento de recursos humanos para poder começar a funcionar.
O presidente da Câmara da Covilhã e a Congregação do Verbo Divino, que disponibiliza o espaço, apelam a todos aqueles que tenham alguma experiência na área da prestação de cuidados para que ajudem neste projeto.
Os voluntários podem inscrever-se através do email do Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira: eventos@chcbeira.min.saude.pt. Devem indicar os dados pessoais, situação profissional e contato telefónico.