Num lar de Viseu foram vacinados familiares do presidentes, no hospital de Riba de Ave, no concelho de Famalicão, o administrador incluiu a mulher e a filha na lista de profissionais prioritários apesar de não trabalharem na unidade de saúde. O número de denúncias sobre administração indevida de vacinas contra a covid-19 continua a aumentar.
Propriedade da Santa Casa da Misericórdia, neste hospital foram vacinadas a mulher e a filha de Salazar Coimbra, o administrador e diretor clínico. A mulher surge na lista de prioritários como sendo médica, o que não é verdade. A filha é médica, mas trabalha noutro hospital. Foram ainda vacinados na primeira fase um motorista e um porteiro.
Salazar Coimbra revela que foram igualmente vacinados familiares de outros trabalhadores que colaboram com a instituição. Em resposta enviada à SIC, o administrador explica que a mulher e a filha foram vacinadas porque são voluntárias no hospital Narciso Ferreira.
O facto de ter sido atribuída a profissão de médica à mulher é justificado como um mero lapso dos serviços administrativos. No comunicado, é ainda assegurado que todos os enfermeiros da ala covid-19 e dos restantes serviços do hospital já foram vacinados. Conclui ainda que não houve qualquer fraude no processo de vacinação.
No lar de Viseu, o presidente, a mulher, a filha e vários funcionários administrativos receberam a vacina. A instituição diz que se tratou de uma questão de justiça.
Também no Montijo, o provedor da Santa Casa da Misericórdia também mandou vacinar a mulher, apesar de não preencher os critérios para estar na lista de prioritários.
- Covid-19. Presidente da Câmara Municipal de Portimão já tomou as duas doses da vacina
- Pena de prisão por vacinar pessoas sem prioridade pode chegar aos oito anos
- Costureira e mãe do presidente do centro social de Alfena vacinadas contra a covid-19
- Vacina contra Covid-19. ECDC coloca Portugal entre países mais atrasados, Ministério da Saúde contesta
- Covid-19. Cerca de 340 mil doses de vacina foram administradas em Portugal
- Covid-19. PSD propõe lista "minimalista" de deputados a vacinar e que Ferro seja vacinado já
- Vacinação indevida. “Quem abusa desrespeita o país e os profissionais de saúde”
- Plano de Vacinação contra a covid-19. Ministra da Saúde faz ponto de situação
- Polémica com vacinas. “Nós fomos surpreendidos em março, não fomos surpreendidos agora”
- Desvio de vacinas. "Há procedimentos que terão sanções ao nível disciplinar e criminal"
- Vacina contra a covid-19. Administrador de hospital colocou mulher e filha na lista prioritária