Coronavírus

Epidemiologista Manuel Carmo Gomes deixa de integrar reuniões do Infarmed

Especialista criticou esta manhã a estratégia do Governo no combate à pandemia.

O especialista Manuel Carmo Gomes, que esta manhã criticou a estratégia do Governo no combate à pandemia, não vai voltar às reuniões no Infarmed.

A ministra da Saúde diz que o epidemiologista sai a seu pedido e por questões profissionais:

Loading...

"Por razões da sua vida profissional, optou por pedir para continuar a apoiar o grupo, mas não fazer apresentações técnicas", disse Marta Temido.

Questionada sobre se a saída de Carmo Gomes tem a ver com discordâncias em relação à estratégia de combate à pandemia adotada pelo Governo, a ministra afirmou que "não serão essas as razões, pelo menos da parte do Governo, que colocam qualquer um dos nossos peritos ou mais presente ou nos bastidores durante algum tempo".
Indicou que Manuel Carmo Gomes é membro da comissão técnica da vacinação e que a sua decisão tem a ver com "gestão de agenda".

"Acreditamos que as recomendações, sugestões, propostas alternativas, são formas de progredir", referiu.

ANTÓNIO COTRIM

Manuel Carmo Gomes confirmou entretanto que pediu para abandonar as reuniões do Infarmed por falta de tempo.

Em entrevista à SIC Notícias, o epidemiologista disse rejeitar que as duras críticas feitas esta manhã ao Governo tenham uma leitura política.

Loading...

Na reunião desta manhã, Manuel Carmo Gomes afirmou que Portugal tem dado uma resposta gradual aos indicadores que, na sua opinião, não tem resultado, defendendo uma resposta mais agressiva.

Depois de utilizar a Dinamarca como exemplo na estratégia de combate à covid-19, o investigador sustentou que a testagem é a melhor arma que temos na saída do confinamento.

Loading...

CASOS DIÁRIOS PODEM CAIR PARA OS 3.000 EM DUAS SEMANAS

Portugal poderá atingir os 3.000 novos casos diários de covid-19 dentro de aproximadamente duas semanas, estimou hoje o epidemiologista.

"Neste momento, estamos a estimar que teremos uma redução a metade do número de casos em aproximadamente 14 dias, o que significa que dentro de aproximadamente duas semanas poderemos chegar à zona dos três mil casos"

O investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa revelou ainda que o Rt (índice de transmissibilidade) está em 0,82.

Manuel Carmo Gomes explicou que para um determinado nível de confinamento, o 'R' começa por descer e depois tem tendência a estabilizar.

"Neste momento, ele está negativo, há sinais muito leves de estabilização, temos que esperar os próximos dias para ver".

Mas, acrescentou, "o facto de o 'R' estar com um nível baixo (0,82) significa que o número de casos vai continuar a descer, mas a velocidade a que desce pode parar de aumentar".

Numa reflexão sobre a estratégia que tem sido adotada nos últimos meses, o epidemiologista lembrou:

"Fomos para o Natal com 3.500 casos por dia. Passámos de 3.500 a 12 mil casos em seis semanas apenas".

Rui Moreira lamenta saída de Manuel Carmo Gomes

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, lamenta a saída de Manuel Carmo Gomes das reuniões no Infarmed e considera que o Governo deveria ouvir as “críticas” apontadas pelo epidemiologista.

“Sei que ele é uma pessoa muito ponderada e, naturalmente, se ele fez essas críticas, era bom que alguém no governo ouvisse essas críticas, que têm sido endereçadas por muitas pessoas”, disse Rui Moreira.

O autarca destaca ainda a importância da “liberdade de opinião” e manifesta esperança que Manuel Carmo Gomes “possa continuar a colaborar”, ajudando a compreender a pandemia e a “aperfeiçoar as respostas àquilo que é uma situação impossível”.

Loading...