Coronavírus

Entrevista SIC Notícias

Covid-19. Há mais jovens a serem hospitalizados, "muitos deles sem doença prévia"

Carla Araújo, internista do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, em entrevista na SIC Notícias.

Loading...

Carla Araújo, internista do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, realça que se verificou um "aumento progressivo" de casos de covid-19 nas últimas semanas nos hospitais de Grande Lisboa, tanto em enfermaria como em cuidados intensivos. Adianta ainda que há mais jovens a serem hospitalizados, "muitos deles sem doença prévia".

"Temos doentes entre os 40 e 50 anos e alguns agravam a doença. Quando isso acontece têm de ser transferidos para os intensivos", diz.

"A quarta vaga veio mais cedo do que qualquer um de nos pensava", acrescenta.

Sequelas verificadas mesmo em assintomáticos

Em entrevista na Edição da Tarde da SIC Notícias, a internista realça as sequelas deixadas pela covid-19 que têm vindo a ser verificadas:

"A doença deixa sequelas, mesmo em assintomáticos ou doentes que a tratam em casa".

Carla Araújo salienta que, neste momento, 80% das camas UCI estão ocupadas com doentes covid, alertando que os doentes não-covid também precisam de cuidados.

Rastreio, testagem e vacinação

A internista apela a mecanismos para afastar Portugal da linha vermelha:

"Nós temos de investir num rastrear, temos que identificar cadeias, temos que testar", realça, apelando também ao cumprimento de medidas.

Apela também a um incentivo à testagem e ao contacto com a SNS 24 em caso de sintomas. Refere também que este é um momento de "muita cautela e prudência", uma vez que o "vírus continua a circular".

"Quem já esta vacinado, deve continuar a proteger-se. A si e aos outros", afirma.