Portugal já entrou na primeira fase do plano de reabertura do país. A partir de agora, não há limite de horário para circular na rua e o comércio e restauração podem funcionar até às 02:00. Os bares e discotecas reabrem mas com limitações.
Este domingo ficou marcado pelo o início de uma nova fase de reabertura do país, numa altura em que mais de metade dos portugueses já tem a vacinação completa.
Nesta primeira fase deixam de existir restrições à circulação e já se pode andar na rua depois das 23:00. No comércio, espetáculos e restauração, os horários são alargados e passam a poder encerrar às 02:00.
Nos espetáculos, a lotação máxima é de 66% e nos restaurantes mantêm-se os limites de pessoas por mesa - seis no interior e 10 nas esplanadas.
Sujeitos às mesmas regras estão os bares e discotecas: podem reabrir, mas em condições específicas. Têm encerramento obrigatório às 02:00 e não têm pista de dança. As discotecas têm de ter licença para funcionar como bar.
Os carrosséis podem voltar com autorização da Direção-Geral da Saúde (DGS), assim como o público em eventos desportivos.
Nos casamentos e batizados, a lotação máxima é de 50%. Para estes tipo eventos que superem as 10 pessoas, é preciso apresentar o certificado de vacinação ou teste negativo à covid-19.
O certificado digital passa também a ser essencial, por exemplo, para entrar em hotéis, termas e spas, casinos e bingos e também em aulas de grupo nos ginásios. É ainda necessário para viajar e para comer no interior dos restaurantes ao fim de semana.
Ainda nesta primeira fase, o teletrabalho passa de obrigatório a recomendado.
Veja mais:
- Começa hoje a primeira fase no novo plano de desconfinamento
- Liga de clubes garante condições de segurança no regresso do público aos estádios
- Gouveia e Melo: "Se fosse esmagado pela responsabilidade, já estava esmagado há muito"
- Covid-19. Comerciantes estão otimistas mas esperavam alargamento da lotação
- Covid-19. Nível de risco da matriz passa para 480 casos por 100 mil habitantes
- Covid-19. Governo prolonga situação de calamidade até 31 de agosto
- Bares abrem a partir de domingo
- Covid-19. Espetáculos com lotação de 66% permitida a partir de domingo