O ex-ministro da saúde, Adalberto Campos Fernandes, defendeu esta segunda-feira, na SIC Notícias, o fim do uso da máscara. Agora é o tempo da responsabilidade individual, afirmou o ex-governante.
O uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório na próxima semana. A lei que regula esta medida caduca no dia 12 de setembro – próximo domingo – e o Parlamento não vai renová-la.
Em vigor desde outubro do ano passado, o uso obrigatório de máscara ao ar livre tem os dias contados: para que a lei se prolongasse, a Assembleia da República teria de aprovar a renovação. Mas, contactados pela SIC, os partidos com assento parlamentar dizem que vão deixar cair a lei.
Os partidos entendem que há condições para levantar a restrição, mas não rejeitam a hipótese de voltar atrás, caso a pandemia a isso obrigue.
Também a Direção-Geral da Saúde considera que o avanço do processo vacinal contribui para uma menor circulação do vírus.
“O risco de transmissão ao ar livre é muito menor, e com 85% da população previsivelmente vacinada cm duas doses, a circulação do vírus será também muito menor”, disse Graça Freitas em entrevista à SIC Noticias.
► VEJA MAIS:
- Covid-19. PS não vai renovar obrigatoriedade do uso da máscara na rua
- "Seria prudente manter durante mais tempo a obrigatoriedade" de usar máscara
- "Bom senso leva a que se use máscara este inverno"
- Fim do uso de máscara na rua. "Com 85% da vacinação, será uma medida positiva"
- Vacinação nos 85%: "É um resultado de que devemos todos estar bastante orgulhosos"