Coronavírus

Terceira dose da vacina contra a covid-19 poderá ser antecipada

Agência Europeia do Medicamento divulgará estudos sobre vacinas da AstraZeneca e Janssen.

Terceira dose da vacina contra a covid-19 poderá ser antecipada
Matthias Schrader

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deverá dar indicação para se encurtar os prazos de administração da terceira dose da vacina contra a covid-19, nomeadamente se as doses anteriores tiverem sido vacinas de vetor viral - da AstraZeneca ou da Janssen.

O jornal Público avança hoje que a EMA tem estudos que apontam para esta conclusão que em breve deverá ser tornada pública.

A EMA tem marcada para amanhã, quinta-feira, a conferência de imprensa regular sobre a covid-19 que pode ser acompanhada na página da instituição europeia.

Até agora a recomendação aponta para que a dose de reforço seja administrada 6 meses depois da 2ª dose.

Esta atualização pode permitir vacinar já mais 800 mil portugueses com mais 65 anos que, perante os prazo a atuais só iriam ser vacinados no próximo ano.

Mais de 5,1 milhões de mortos no mundo

A covid-19 provocou pelo menos 5.105.488 mortes em todo o mundo, entre mais de 253.719.560 infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

LINKS ÚTEIS

MAPA COM OS CASOS A NÍVEL GLOBAL