No aeroporto de Faro, as novas regras no âmbito da covid-19 para quem desembarca não causaram qualquer tipo de constrangimentos e os passageiros elogiaram a rapidez do processo.
No primeiros quatro voos de manhã, não houve tempo de espera graças ao reforço de uma empresa privada. Aos passageiros que chegaram a Portugal foram pedidos os documentos um a um.
Os que chegam do estrangeiro têm de apresentar um certificado de teste negativo ou um comprovativo de recuperação da doença. As coimas para as companhias aéreas vão desde os 20.000 aos 40.000 euros por passageiro. Portanto, as transportadoras estão particularmente atentas antes do embarque.
A exceção aplica-se aos voos domésticos, com apresentação de um teste negativo, PCR feito em 72 horas e antigénio em 48 horas. Os menores de 12 anos e a tripulação dos aviões estão isentos.
O passageiro que não apresentar o teste negativo ou o comprovativo de recuperação da doença antes do embarque pode vir a ser multado. O valor pode chegar aos 800 euros.
SAIBA MAIS
- 20 passageiros multados por falta de teste à covid-19 no aeroporto de Lisboa
- Covid-19: quem aterrar em Portugal terá de preencher cartão de localização
- Covid-19: as novas medidas que entram hoje em vigor
- Covid-19: farmácias garantem disponibilidade de testes rápidos apesar do aumento da procura
- Variante Ómicron: transmissibilidade, sintomas, eficácia das vacinas e o que preocupa os especialistas
- Pfizer já está a trabalhar em vacina contra variante Ómicron
- Covid-19: stock de autotestes nas farmácias deverá ser reposto esta semana
- Covid-19: vacinas para crianças chegam a partir de 20 de dezembro
- Covid-19: dose de reforço para maiores de 50 vacinados com Janssen arranca domingo