Coronavírus

Entrevista SIC Notícias

Covid-19: em Portugal "ainda não está documentada a transmissão na comunidade" da variante Ómicron

A virologista Laura Brum, em entrevista à SIC Notícias, explica que quando essa fase chegar "deixa de fazer sentido o controlo de fronteiras" tal como está a ser feito.

Loading...

A virologista Laura Brum acredita que a vacinação e as medidas sanitárias continuam a ser essenciais para controlar a pandemia.

Em relação à nova variante Ómicron, a virologista destaca que em Portugal "ainda não está documentada a transmissão na comunidade, que é o passo seguinte". Nessa fase, a especialista considera que "deixa de fazer sentido o controlo de fronteiras" tal como está a ser feito.

Os primeiros relatórios de África do Sul apontam que a variante não é muito grave, esclarece Laura Brum, mas defende que ainda é preciso "contextualizar a questão". A virologista também reforça que a comunidade científica ainda não tem dados concretos sobre a eficácia das atuais vacinas perante a nova variante Ómicron.

Em entrevista à SIC Notícias, explica ainda que o intuito da vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos é "evitar a transmissão e diminuir a curva da incidência de novos casos", numa altura em que a percentagem de novas infeções que corresponde a esta faixa etária é superior a 10%.

Saiba mais: