O Conselho de Ministros está reunido esta quinta-feira para avaliar a necessidade de serem implementadas medidas de restrição adicionais para conter a propagação da variante Ómicron. O primeiro-ministro está em Bruxelas, mas já fez saber que admite o prolongamento das medidas após 9 de janeiro.
O primeiro-ministro considera que as medidas em vigor vão "seguramente" ser "prorrogadas, porque a 9 de janeiro não vamos estar em condições de [as] retirar".
O Governo anunciou, a 25 de novembro, novas restrições a vigorar até dia 9 de janeiro. Nessa altura, a nova variante da covid-19 não circulava ainda em Portugal e o Executivo considerava que as medidas seriam suficientes para controlar a pandemia.
Agora, o Conselho de Ministros está reunido para avaliar a necessidade de mais medidas, anúncio que será feito ainda esta quinta-feira, no final do encontro, pelas ministras da Presidência e do Trabalho, Mariana Vieira da Silva e Ana Mendes Godinho.
Em cima da mesa estará a possibilidade de decretar o uso obrigatório de máscara na rua, que o Governo está habilitado a fazer sem necessidade de recorrer à Assembleia da República.
SAIBA MAIS:
- Covid-19: medidas de prevenção tomadas há 14 dias estão a proteger o SNS
- Ómicron? OMS alerta para propagação "a um ritmo sem precedentes"
- Portugal é agora 10.º país europeu com menos novos casos diários
- Infarmed proíbe a venda de máscaras cirúrgicas destas duas marcas
- Covid-19: trabalhadores preferem vacinas ou máscaras obrigatórias no trabalho