Eleições no Brasil

Duas décadas após a primeira eleição, Lula da Silva está de regresso ao Palácio do Planalto

O candidato do Partido dos Trabalhadores venceu as eleições deste domingo, derrotando Jair Bolsonaro por uma curta margem. Uma vitória sofrida de quem acredita que “na vida, nada acontece por acaso”.

Duas décadas após a primeira eleição, Lula da Silva está de regresso ao Palácio do Planalto
VICTOR R. CAIVANO

O antigo sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva está de regresso à presidência do Brasil, 20 anos depois da primeira eleição. O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) obteve 50,90% dos votos, enquanto Jair Bolsonaro somou 49,10%.

Loading...

Depois de uma luta renhida e confirmada a vitória de Lula, a multidão encheu a Avenida Paulista, em São Paulo, para celebrar a vitória do líder progressista. Os apoiantes do candidato do PT reivindicaram a bandeira brasileira como símbolo nacional e não apenas da direita e do candidato derrotado, Jair Bolsonaro.

Esta foi a sexta vez que Lula concorreu ao cargo de Presidente da República. A primeira candidatura foi em 1989, depois em 1994 e 1998, mas a primeira vitória aconteceu 2002.

Há 20 anos a eleição aconteceu na segunda volta, tal como em 2006, quando foi reeleito. Aos 77 anos, o ex-sindicalista vence agora a votação mais polarizada de sempre no país.

Jair Bolsonaro sai derrotado e fica em silêncio. Os apoiantes do candidato do Partido Liberal choram e teimam em não aceitar os resultados. Pela primeira vez na História do Brasil, um Presidente falha a reeleição.

Lula da Silva regressa ao Palácio do Planalto, onde já cumpriu dois mandatos entre 2003 e 2011, com Geraldo Alckmin como vice-presidente, que nas eleições de 2006 foi seu opositor.

"Tentaram enterrar-me vivo e eu estou aqui"

"Há quatro anos atrás, eu era tido como um ser humano jogado fora da política", afirmou Lula no discurso da primeira volta, a 2 de outubro, afirmando acreditar que “na vida, nada acontece por acaso”. O certo é que a segunda volta acabou por lhe dar a vitória eleitoral, tornando realidade o seu regresso em pleno à vida política.

Este domingo, na sua primeira declaração após ser anunciada a vitória, Lula da Silva disse que o povo brasileiro é "o grande vencedor" das eleições e declarou-se pronto para governar o país "numa situação muito difícil", após terem tentado enterrá-lo "vivo".

"Hoje chegamos ao final de uma das eleições mais importantes. Hoje temos um único e grande vencedor, o povo brasileiro", declarou Lula da Silva, na sede de candidatura, em São Paulo.

Nas primeiras palavras após a confirmação da sua eleição como Presidente da República do Brasil, Lula da Silva afirmou-se como "um cidadão que teve um processo de ressurreição na política brasileira".

"Tentaram enterrar-me vivo e eu estou aqui", disse, perante os apoiantes.