Eleições nos EUA

Kamala vs. Pence: debate marcado pela gestão da pandemia e pelos impostos

As alterações climáticas, a relação com a China e a violência racial foram outros dos temas lançados por Susan Page, do jornal USA Today, que moderou o debate.

Kamala Harris ou Mike Pence poderão substituir ou suceder ao líder da Casa Branca em caso de impedimento de continuação do Presidente que vai ser eleito em 3 de novembro.

Donald Trump, com 74 anos, é o Presidente mais velho que já ocupou a Casa Branca e Joe Biden, que completa 78 anos em 20 de novembro, pode vir a tornar-se o mais velho se for eleito.

Os dois correm alguns riscos de saúde e por isso, entre as funções essenciais dos vice-Presidentes, a Constituição dos EUA declara que a sucessão direta em caso de morte, destituição ou desistência é uma das funções centrais.

O atual vice-Presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, e a candidata democrata ao cargo, Kamala Harris, encontraram-se em Salt Lake City, no Estado de Utah, para o único debate vice-presidencial das eleições de 3 de novembro.

Tema quente do debate foi a gestão da pandemia

Mais do que separados pela ideologia, no debate entre os vice-Presidente houve uma barreira física entre Mike Pence e Kamala Harris, restrições adotadas depois de Trump ter testado positivo para a covid-19.

Este debate, marcado pela gestão da pandemia e pelos impostos, foi mais cordeal do que o anterior, entre os candidatos a Presidente dos EUA.

No final, Kamala apelou ao voto e Pence disse que está convicto de que Trump vai voltar a ganhar as eleições do próximo dia 3 de novembro.

Veja também:

  • Covid-19. Conselho de Ministros anuncia hoje novas medidas

    Coronavírus

    O Conselho de Ministros reúne-se para decretar "ações imediatas" de controlo da pandemia. O recolher obrigatório é uma das propostas apresentadas pelo Governo aos partidos esta 6ª feira. Os EUA ultrapassaram os 9 milhões de casos de Covid-19. Protestos violentos em vários países contra as medidas de combate à pandemia.

    Direto

    SIC Notícias