UEFA Euro 2020

UEFA Euro2020. Luke Shaw marcou golo mais rapido em finais de Europeus

Facundo Arrizabalaga / POOL

Colocou a Inglaterra em vantagem sobre a Itália.

O defesa esquerdo Luke Shaw marcou este domingo o golo mais rápido em finais do campeonato da Europa de futebol, ao colocar a Inglaterra em vantagem sobre a Itália logo aos dois minutos, no Estádio de Wembley, em Londres.

Na 17.ª final, Shaw superou por quatro minutos aquele que era o tento mais rápido, apontado pelo espanhol Jesus Pereda, aos seis minutos do jogo decisivo de 1964, frente à União Soviética, no Santiago Bernabéu, em Madrid. Os espanhóis venceram por 2-1.

Shaw começou a jogada na esquerda da sua defesa, colocando a bola em Harry Kane, que lançou em profundidade, sobre a direita, o lateral Kieran Trippier, a grande novidade no 'onze' dos 'três leões' para a final.

O jogador do Atlético de Madrid centrou para o segundo poste, onde apareceu Shaw, sem deixar cair, a rematar forte de pé esquerdo, com a bola ainda a bater no poste direito da baliza defendida por Donnarumma.

O golo de Shaw foi o 141.º de 2021 e o 828.º da história da prova, sendo que, na final anterior, em 2016, o primeiro, e único golo, só apareceu aos 109 minutos, obra do português Éder, que hoje levou a taça conquistada por Portugal (1-0 à França, após prolongamento, em Saint-Denis) ao relvado de Wembley.

  • Merkel: mãe e verbo da Alemanha moderna

    Angela Merkel

    Carinhosamente chamada pelos alemães de "Mutti" (mãe), protagonizou um estilo único de fazer política na Alemanha. Não era uma grande oradora, nem fazia discursos inspiradores, mas a postura pragmática valeu-lhe respeito e admiração. "Merkeln" passou a ser verbo na Alemanha, em alusão à forma como a chanceler toma decisões.

    Ana Luísa Monteiro