Eutanásia

Eutanásia? Presidente Marcelo tomará uma decisão ainda este ano

O Presidente da República garante, desde já, que não está “propriamente fechado numa cápsula fora do mundo”.

Loading...
Loading...

O Presidente da República deve decidir sobre o diploma da eutanásia ainda este mês, depois de a Assembleia da República aprovar a despenalização. Marcelo Rebelo de Sousa assegurou esta segunda-feira, à margem de uma visita a Ourém, que não vai tomar uma decisão política isolada da discussão sobre o tema.

“Ao longo do processo, são sete anos, fui ouvindo e conhecendo entidades representativas de setores da saúde, grupos de cidadãos, partidos políticos, instituições, portanto vou tomando conhecimento de tudo isso e vou estando atento e o processo de maturação da decisão vai sendo enriquecido por isso", assegurou Marcelo, vincando que não está "propriamente fechado numa cápsula fora do mundo, alheio àquilo que setores muito diferentes da sociedade portuguesa vão dizendo acerca da melhor solução para uma lei que está a atingir o momento final da saída do Parlamento”.

A situação das urgências hospitalares continua a preocupar, Marcelo Rebelo de Sousa promete visitar hospitais esta semana. O chefe de Estado quer “voltar a contactar com as realidades da saúde”.

“Durante um período de tempo, a pandemia e o pós-pandemia tornou isso naturalmente menos provável, mas é um setor que é - como o da Educação, e outros - fundamental para o país”, sublinhou.