Cavaco Silva, Passos Coelho e o ex-governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, são ilibados na acusação do Universo Espírito Santo.
O Ministério Público concluiu que não há indícios de crime, por exemplo nas declarações públicas do antigo presidente.
- Pargo, Caramujo, Jaguar... quem é quem? Os nomes de código do saco azul do GES
- Esquema do caso BES/GES. De onde vinha o dinheiro e quem o movimentava?
- Caso GES. "Estamos motivados para conseguir recuperar o dinheiro que falta"
Ricardo Salgado acusado de 65 crimes
O ex-presidente do BES Ricardo Salgado foi na terça-feira acusado de 65 crimes, incluindo associação criminosa, corrupção ativa no setor privado, burla qualificada, branqueamento de capitais e fraude fiscal, no processo BES/GES.
- Como passou Ricardo Salgado de dono disto tudo a suspeito disto tudo?
- Os 65 crimes de que é acusado Ricardo Salgado
Segundo a acusação, Ricardo Salgado foi acusado de um crime de associação criminosa, em coautoria com outros 11 arguidos, incluindo os antigos administradores do BES Amílcar Pires e Isabel Almeida.
Está também acusado da autoria de 12 crimes de corrupção ativa no setor privado e de 29 crimes de burla qualificada, em coautoria com outros arguidos, entre os quais José Manuel Espírito Santo e Francisco Machado da Cruz.
A defesa de Ricardo Salgado considera que a acusação "falsifica" a história do BES sublinhando que o antigo banqueiro "não praticou qualquer crime", refere um comunicado assinado pelos advogados Francisco Proença de Carvalho e Adriano Squilacce.