Guerra Rússia-Ucrânia

Guterres e Erdogan, “dois players diplomáticos de relevo” nesta fase da guerra na Ucrânia 

Loading...
A análise do comentador da SIC, Germano Almeida.  

O secretário-geral da ONU, António Guterres, esteve esta quinta-feira reunido com os Presidentes da Ucrânia e da Turquia, Volodymyr Zelensky e Recep Tayyip Erdogan, em Lviv, na Ucrânia.

O comentador da SIC Germano Almeida destaca o “ascendente diplomático” de Zelensky em relação a Putin e defende que, nesta fase da guerra, há “dois players diplomáticos de relevo”: Guterres e Erdogan.

Na SIC Notícias, analisa a visita de Guterres à Ucrânia e a reunião entre os três líderes, destacando as propostas da Turquia de cessar-fogo e de um encontro entre Zelensky e Putin.

“Mas Zelensky foi claro. Diz que não é possível negociar com a Rússia enquanto Moscovo continuar a invasão.”

Germano Almeida destaca também o “ascendente diplomático” do Presidente ucraniano em relação ao líder russo: “Zelensky conseguiu reunir Guterres e Erdrogan na Ucrânia, duas semanas depois de Putin receber apenas Erdogan, em Sochi.”

Para o comentador da SIC, nesta fase da guerra na Ucrânia, “há apenas dois players diplomáticos de relevo”: Guterres e Erdogan.

“Erdogan por conseguir estar próximo de Putin e Zelensky de forma concreta e não só de forma aparente. E Guterres, o líder mundial que mais avanços diplomáticos concretos já conseguiu desde 24 de fevereiro, em condições extremamente difíceis.”

Últimas Notícias
Mais Vistos