Guerra Rússia-Ucrânia

Fugas nos gasodutos Nord Stream podem ser "novo instrumento de Putin para assustar a Europa"

O comentador da SIC, Germano Almeida, analisa as fugas detetadas nos gasodutos e de implicações e consequências que podem ter.

Loading...

A União Europeia suspeita de sabotagem nos gasodutos Nord Stream, que apesar de não estarem operacionais estavam cheios de gás.

O comentador da SIC, Germano Almeida, afirma que as suspeitas de que se está perante um "novo instrumento de Putin para assustar a Europa", apesar de serem "alegadas", são “cada vez mais fortes”.

A Ucrânia acusou na terça-feira a Rússia de responsabilidade pelas fugas nos gasodutos, denunciando um "ataque terrorista" contra a União Europeia.

A Rússia já anunciou os resultados preliminares dos referendos que durante cinco dias decorreram em quatro regiões ucranianas, com vista à anexação na Federação Russa.

Os números são demolidores: de Donetsk a Lugansk, passando por Kherson e Zaporíjia, o "sim" à anexação oscilava entre os 96% e 98% numa altura em que a contagem ainda decorria.

Putin deve falar na sexta-feira na Parlamento e Germano Almeida considera ser provável que o Presidente russo proponha ao Parlamento russo a anexação dos territórios.

Quanto à mobilização parcial militar, numa altura em que se começa a levantar uma onda de contestação e que muitos russos fogem do país, o comentador da SIC explica que é o "primeiro momento, desde 24 de fevereiro, com sinais de perturbação, incomodo e indignação na sociedade russa".