Na guerra da Ucrânia, o dia é marcado pelas afirmações do Presidente ucraniano: Volodymir Zelensky garante que o exército russo está a ser desmantelado.
Na região de Kharkiv, junto à fronteira russa, as forças ucranianas bombardearam esta terça-feira alvos militares. Kiev diz que foram ataques preventivos, que tinham como objetivo manter as posições conquistadas nas últimas semanas nos arredores da segunda maior cidade.
Já no sul do país – num aparente ato de guerrilha – um carro armadilhado explodiu logo pela manhã desta terça-feira, em Melitopol. O alvo seria o líder pró-russo da cidade, atualmente ocupada pelas tropas de Moscovo.
Volodymyer Zelensky garante já que está em curso o desmantelamento do exército da Rússia. O Presidente ucraniano fez um apelo à união dos ucranianos até à libertação total do país e avisou que o inverno será dramático para a população.
Um terço das infraestruturas energéticas foram destruídas pelos ataques russos deste mês. Na capital, Kiev, e nas principais cidades já estão em vigor medidas de racionamento e redução de energia.