O antigo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson considera que seria um desastre e uma loucura a Rússia usar armas nucleares.
"Provocaria de imediato a exclusão da Rússia do clube de nações civilizadas. Seria um autêntico desastre para o país dele", afirma.
Numa entrevista à Sky News, televisão parceira da SIC, o antigo chefe do Governo britânico diz estar convencido de que tal não irá acontecer e explica que as sanções seriam "enormemente intensificadas": "A Rússia ficaria economicamente congelada".
Boris Johnson afirma ainda que é inevitável que a Ucrânia vença a guerra.
"Acho que é totalmente inevitável que os ucranianos acabem por ganhar. E digo-vos porquê. Porque é uma guerra de independência e essas guerras só terminam de uma forma."
No final de outubro, o Presidente da Rússia quebrou o silêncio sobre o uso de armas nucleares, dizendo que Moscovo não tem qualquer vantagem em usá-las.
“A iniciativa nunca foi nossa de falarmos sobre o possível uso de armas nucleares. Apenas respondemos às declarações feitas por líderes de países ocidentais. Não precisamos de fazê-lo. Para nós não faz qualquer sentido. Nem político nem militar”, afirmo Vladimir Putin.
As declarações foram feitas um dia depois de a Rússia efetuar exercícios com as suas forças nucleares estratégicas sob a supervisão de Putin, simulando um “ataque nuclear massivo”.