Estranhas nuvens e crateras extraterrestres: as melhores imagens da semana a partir do espaço
1/6
O padrão em espiral da galáxia NGC 2275 localizada a 67 milhões de anos-luz captada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA / ESA. Os braços em espiral indicam que a história recente da formação de estrelas desta galáxia tem sido relativamente calma. Não há praticamente nenhuma formação estelar na parte central da galáxia, que é dominada por uma protuberância invulgarmente grande e relativamente vazia, onde todo o gás foi convertido em estrelas há muito tempo.
ESA/Hubble & NASA
2/6
Nuvens noctilucentes ou nuvens que brilham à noite. Estas nuvens raras são um fenómeno do Verão, visíveis quando o Sol está abaixo do horizonte. Esta imagem foi captada em Dorset, Reino Unido, pelo astrofotógrafo Ollie Taylor nas primeiras horas de 22 de junho.
ollie taylor
3/6
A Cratera Jezero em Marte, onde irá pousar o robô da NASA Mars Perseverance. As cores mais claras representam uma elevação mais alta. Estudos recentes baseados nas observações da Mars Express da ESA à cratera trouxeram novos dados sobre como e quando esta área misteriosa se formou - e concluiu-se que será a a região com maior probabilidade de revelar sinais de vida antiga no planeta.
NASA/JPL-Caltech/MSSS/JHU-APL/ESA
4/6
Um desenho da futura missão da ESA a um asteróide. Com lançamento previsto para 2023, o Miniaturised Asteroid Remote Geophysical Observer ou M-Argo vai analisar asteroides e enviar os dados para a Terra a 150 milhões de km.
ESA-Jacky Huart
5/6
Imagem captada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA / ESA das estrelas da galáxia AGC111977, uma galáxia anã localizada a cerca de 15 milhões de anos-luz e visível na parte inferior esquerda da imagem. Em primeiro plano aparecem estrelas da nossa própria galáxia, a Via Láctea.
ESA/Hubble & NASA; J. Cannon
6/6
O Atol Ari das Maldivas fotografadas pelo satélite Copernicus Sentinel-2. É um dos maiores atóis das Maldivas e tem cerca de 90 km de comprimento e 30 km de largura. As cores turquesas na imagem mostram águas claras e rasas que contrastam com as águas de cor escura do Oceano Índico profundo. Mais de 80% das terras das Maldivas estão a menos de um metro acima do nível médio do mar. Essa elevação extremamente baixa torna o país e seus habitantes particularmente vulneráveis à subida do nível do mar.
A 4 de março de 2001 Portugal parou. É um dia que o país não esquece. 59 pessoas perderam a vida na tragédia de Entre os Rios. 36 corpos nunca foram encontrados.