Jornada Mundial da Juventude

Siresp reforça rede durante a JMJ

Foram criados canais e redes de comunicação alternativas e a cobertura da rede no terreno foi aumentada. A empresa que gere o Siresp garante que o reforço não compromete o apoio a outras atividades.

Siresp reforça rede durante a JMJ

O Siresp reforçou a cobertura da rede para responder ao aumento de atividade esperado durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), “sem prejuízo do apoio a outras atividades correntes”. Estima-se que estejam em Lisboa cerca de 1,5 milhões de jovens durante o evento que decorre de 1 a 6 de agosto.

“Para que todas as entidades envolvidas possam, durante este período, reforçar a sua estrutura de comunicação, a Siresp S.A. disponibilizou meios e procurou criar condições operacionais que garantam o aumento da capacidade de rede e da resiliência das suas comunicações”, refere Paulo Viegas Nunes, Presidente do Conselho de Administração da empresa, em comunicado.

Para responder à procura, foram criados canais e redes de comunicação alternativas, foi aumentada a cobertura da rede no terreno e a capacidade das estações bases e móveis. Além disso, foram ainda instalados meios para aumentar a resiliência da rede, nos quais se incluem grupos de geradores.

Foram ainda realizadas exercícios e formações aos operacionais da forma, para que a rede seja utilizada “de uma forma mais eficiente e eficaz”, pode ler-se no comunicado. Equipamentos, aplicações e procedimentos foram disponibilizados para os postos de comando e centros de controlo.

A empresa que gere o Siresp fez também uma “análise extensiva dos diagramas de propagação da rede” nas áreas onde está previsto decorre a JMJ, de forma a “identificar possíveis zonas brancas”. Foi desenvolvido um plano para “mitigar” estas áreas e estender a redes.