A SIC teve acesso ao projeto de arquitetura do polémico altar das Jornadas Mundiais da Juventude. Vai ter 100 metros de largura, quase o equivalente ao comprimento de um campo de futebol e oito sacristias, em que a do Papa é a mais pequena de todas.
Está prevista a construção de oito sacristias, sendo que quatro delas são para o uso dos bispos. De todas, a do Papa Francisco é a mais pequena: mede apenas 25 metros quadrados.
É certo que o Papa é só um, mas a verdade é que até os camarins previstos para artistas são maiores. Mesmo o mais pequeno tem o dobro do tamanho das instalações do sumo pontífice.
O palco terá cerca de 100 metros de largura, praticamente o equivalente ao comprimento de um campo de futebol e 27 metros de profundidade.
Construído num ligeiro declive, estará na sua altura máxima a 8 metros do chão, o equivalente a um terceiro andar.
- Moedas dá "corpo às balas" e questiona: "Os portugueses querem ou não o Papa em Lisboa?"
- JMJ: Presidente chocado com segundo palco previsto com valor entre um e dois milhões de euros
A cruz recortada na parede do fundo vai ter aproximadamente 8 metros de altura e 7 metros e meio de largura.
Estão previstos cinco ecrãs em LED de alto brilho, de 414 metros quadrados.
Toda a área debaixo da pala será um ecrã gigante com 324 metros quadrados.
À frente e dos lados para facilitar a visibilidade, haverá mais quatro ecrãs de apoio à frente e dos lados para que todos possam ver o que se passa.
Além disso, não está no projeto, mas sabe-se já que haverá também torres multimédia a debitar imagem e som ao longo do recinto. Oito milhões de euros por aluguer pagos pelo Governo.
Só em casas de banho de apoio, também pagas pelo Governo vão ser gastos 2 milhões de euros.
O contrato do projeto de arquitetura foi assinado em dezembro de 2022 e custou 96 mil euros.