Portugal garantiu esta segunda-feira o apuramento para os oitavos de final do Mundial 2022, após vencer o Uruguai por 2-0, na segunda jornada do grupo H, num encontro disputado no Estádio de Lusail.
Depois de duas assistências no primeiro jogo (3-2 ao Gana), Bruno Fernandes apontou os dois golos do triunfo português, o primeiro ao minuto 54. Um lance no qual houve inicialmente dúvidas sobre quem marcara, já que Cristiano Ronaldo parecia ter desviado a bola com a cabeça, mas o remate do médio seguiu mesmo direto para o fundo da baliza de Rochet.
O segundo golo surgiu aos 90+3 minutos, na cobrança de um penálti.
Na reta final da primeira parte, destaque para a substituição forçada na Seleção Nacional, com Nuno Mendes a deixar o relvado lesionado em lágrimas. Foi rendido por Raphaël Guerreiro.
O jogo ficou ainda marcado por uma invasão de campo nos minutos iniciais da segunda parte. Um adepto invadiu o relvado, carregando uma bandeira em apoio à comunidade LGBTQ+.e uma 't-shirt' com a inscrição "Respect for iranian woman [respeito para as mulheres iranianas]" na parte de trás e "Save Ukraine [salvem a Ucrânia] na parte da frente.
Apesar de ainda ter conseguido escapar ao primeiro segurança e alcançar o meio-campo, o homem acabou por ser detido e retirado do recinto.
Com esta vitória, Portugal assegura desde já uma vaga na próxima fase do Campeonato do Mundo, onde já estavam a França e o Brasil. A seleção portuguesa é líder do grupo H, com seis pontos, mais três que o Gana e mais cinco que Uruguai e Coreia do Sul.
Na próxima jornada, a última da fase de grupos, Portugal defronta a Coreia do Sul de Paulo Bento (um jogo com transmissão em direto na SIC) e o Uruguai mede forças com o Gana. Ambos os encontros estão agendados para sexta-feira às 15:00.
A Seleção Nacional precisa apenas de um empate para garantir o primeiro lugar do grupo H e defrontar, nos oitavos de final, o segundo classificado do grupo G.