Mundo dos Animais

Mergulhadores surpreendidos por tubarão raro: "Foi tão bonito de se ver"

Um tubarão-albafar aproximou-se de um grupo de mergulhadores canadianos e circulou à sua volta durante alguns minutos. O momento inédito foi captado em vídeo.

Mergulhadores surpreendidos por tubarão raro: "Foi tão bonito de se ver"
Youtube/Ucharted Odyssey

Um tubarão raro surpreendeu um grupo de mergulhadores no Canadá. O momento “surreal” aconteceu em Port Alberni, na ilha de Vancouver, quando os quatro mergulhadores estavam a explorar um navio naufragado. O vídeo foi partilhado no Youtube.

Connor McTavish foi o primeiro a avistar o tubarão-albafar: “É um grande tubarão, foi surreal”, contou em declarações o jornal canadiano Global News. “Teve tanto de assustador, como de espantoso. Foi algo tão bonito de se ver.

As imagens filmadas pelo grupo, no fim de maio, foram publicadas por Garrett Clement no Youtube, no início de junho. Mostram o momento em que se deu o encontro entre os mergulhadores e o tubarão-albafar. O animal aproximou-se e nadou em redor do grupo durante vários minutos.

“Quando o vi, houve uma grande excitação”, conta Matteo Endrizzi, que filmou o momento. “Para mim, pessoalmente, era apenas uma questão de ‘tenho de ter a câmara ligada, porque se eu não filmo isto ninguém vai acreditar em nós’.”

Há uma razão por que este encontro é tão improvável – e até inacreditável: os tubarões-albafar são uma espécie que habita as zonas mais profundas do mar, sendo raro que venham nadar à superfície.

Tal como apareceu, o tubarão também desapareceu. Na região de Port Alberni havia, segundo Matteo Endrizzi, perto de 40 mergulhadores na altura do avistamento, mas mais ninguém conseguiu ver o animal. O feito provocou “ciúmes” noutros mergulhadores.

O tubarão-albafar terá sido atraído pelas luzes que os quatro carregavam e acabou por “circular” entre os mergulhadores.

“Veio até à minha lanterna, depois foi até à do Garret e voltou à minha. Ficou a circular entre nós”, contra Endrezzi.

O mergulhador explica ainda que esta espécie “não é conhecida” por ser “agressiva”. Além disso, o espécime que os visitou seria “um jovem”.

O tubarão-albafar tem seis guelras – ao contrário de outras espécies que têm apenas cinco – e apresenta seis fileiras de dentes grandes no maxilar inferior. Em adultos, podem atingir os cinco metros de comprimento e os 600 quilos de peso, explica o Departamento canadiano do Ambiente.

O grupo de mergulhadores notificou o avistamento do tubarão-albafar ao Ministério das Pescas e dos Oceanos do Canadá. Apesar do número de populações existentes nas aguas canadienses não ser conhecido, as autoridades estimam que existam pelo menos 7.900 espécimes.